Novidades

Vacina da gripe – Saiba onde e quem deve tomar

O Ministério da Saúde antecipou o início da campanha nacional de vacinação contra a gripe esse ano. A partir dessa semana, a expectativa é vacinar mais de 60 milhões de pessoas, 6 milhões a mais que em 2016. Somente no Rio Grande do Sul serão disponibilizadas 4 milhões de doses.
A campanha segue até o dia 26 de maio e a intenção é imunizar 90% do grupo de risco.
Grupo de risco
• pessoas com 60 anos ou mais
• grávidas e até 45 dias depois do parto
• crianças de seis meses até cinco anos
• portadores de doenças crônicas
• trabalhadores da saúde
• apenados e pessoas que trabalham no sistema prisional
• professores da rede pública e privada
• população indígena

Por que tomar a vacina?

A pediatra infectologista, parceira da Cauzzo, Dra. Marceli Zamboni Bertoncello, explica que o vírus da gripe é sazonal e circula principalmente no outono e inverno. “O vírus é responsável por um quadro infeccioso muito semelhante a uma gripe comum porém em certos grupos de pacientes pode ter uma evolução mais grave”, explica. A vacina foi desenvolvida em 2010 e tem se mostrado eficaz na prevenção da doença. “Ela protege contra três subtipos de vírus (H1N1, H3N2 e gripe B) e é muito segura. Além de ser usada em todo o mundo, não provoca reações colaterais graves. A vacina possui apenas contraindicação aos pacientes alérgicos ao ovo”, completa.

Qual a diferença entre gripe e resfriado?

No resfriado, os sintomas mais comuns são coriza, espirros, pouca dor no corpo e às vezes febre baixa e tosse.
Já a gripe, segundo a infectologista parceira da Cauzzo, provaca febre alta, dores pelo corpo que, frequentemente deixam a pessoa acamada, e pode evoluir e causar complicações nos pulmões. Assim que identificar os sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente atendimento médico para obter o tratamento adequado.
“Por isso é tão importante a prevenção. A transmissão da gripe ocorre através das secreções. Por isso é importante seguir a etiqueta respiratória – cobrir a boca e nariz quando espirrar ou tossir – lavar as mãos, manter o ambiente ventilado, evitar contato com pessoas doentes e aglomerações, além de não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres e copos”, ensina a Dra. Marceli.

Onde tomar a vacina?

O Ministério da Saúde disponibiliza doses gratuitas das vacinas na rede pública de saúde para as pessoas que se enquadram no grupo de risco, alvo da campanha.
O dia D de vacinação da campanha contra a gripe acontecerá em 13 de maio, em todo o país.
 


Os usuários dos cartões da Cauzzo Assistencial podem usufruir da parceria com a clínica de vacinas Multivacin, que oferece descontos nas doses de diversos tipos de vacinas, inclusive contra a gripe.

 



Cauzzo Assistencial Cauzzo Assistencial